Pesquisar
Close this search box.

O INDICADOR

O que é?

O Radar Verde é um indicador que visa mostrar para os consumidores quais são os frigoríficos e supermercados que têm maior controle e transparência sobre sua cadeia da carne. Com o índice, o consumidor final poderá avaliar se a carne comprada nos estabelecimentos avaliados na pesquisa contribuiu ou não com desmatamento na Amazônia durante seu ciclo de produção.

Como funciona

O Radar Verde reflete, por meio de um índice público, o comprometimento de frigoríficos e supermercados em todas as etapas de sua cadeia de fornecedores, a garantia de que a carne bovina que vendem não está relacionada com o desmatamento na Amazônia.

Por que é necessário?

Sempre que a área destinada para a floresta é destruída para abrir novos pastos, isso contribui diretamente com o desmatamento da Amazônia. E, ao contrário do que se imagina, áreas de pasto no bioma amazônico é algo bastante comum. Atualmente, pastos para o gado cobrem cerca de 90% da área total desmatada, e mais de 90% do desmatamento total é ilegal, segundo um estudo realizado pelo projeto Amazônia 2030.

O Radar Verde é necessário para estimular o engajamento de frigoríficos e supermercados em exigir maior controle e transparência de seus fornecedores, uma vez que desde que o boi nasce até o seu abate e processamento de sua carne ele passa por diversas fazendas, podendo ser algumas delas em regiões de área desmatada.

Dessa forma, o Radar Verde é, para o consumidor, uma ferramenta que o ajuda escolher e diferenciar as empresas sérias – entre frigoríficos e supermercados – daquelas que não adotam ou são coniventes com práticas que destroem o meio ambiente e colocam o presente e o futuro da Amazônia em risco.

Como SERÁ feito?

Um questionário que visa avaliar o grau de controle da cadeia da carne é enviado às empresas frigoríficas e varejistas mapeadas. Além da nota da avaliação obtida através dos questionários, ambas as empresas também são avaliadas de acordo com o grau de transparência pública, com base nas informações publicadas em seus respectivos sites e, exclusivamente as empresas frigoríficas, também terão uma nota para o grau de exposição dos frigoríficos aos riscos do desmatamento nas suas respectivas zonas potenciais de compra de gado (hectares).

Pesquisar