Pesquisar
Close this search box.

notícias

Deforestation: Scarred earth where tropical rain forest has been destroyed by human development

Projeto contra desmatamento da União Europeia deve aumentar fiscalização sobre carne brasileira

Novas regras vão classificar risco de países, com o agravante de não preverem distinção entre áreas desmatadas legal e ilegalmente

O Conselho da Europa se posicionou, nesta terça-feira (28/6), favoravelmente à proposta de estabelecer regras obrigatórias de vigilância para todas as empresas que comercializam carne bovina para seu mercado. Na lista, também constam óleo de palma madeira, café, cacau e soja, além de alguns derivados. A proposta, apresentada em novembro de 2021, agora segue para o Parlamento Europeu, com votações previstas para julho na Comissão de Meio Ambiente.

Também foi aprovada a criação de um sistema que classifica os países de acordo com um nível de risco relacionado ao desmatamento. As classificações, em baixo, normal ou elevado, devem determinar o nível de obrigações específicas para as inspeções em cada um deles. Assim, países com alto risco, receberão um monitoramento mais rigoroso.

A proposta visa diminuir a pegada ambiental da União Europeia que, atualmente, é responsável por 16% do desmatamento ligado ao comércio de commodities. A decisão pode impactar na compra de produtos brasileiros, especialmente a soja e a carne bovina. A tendência é que a mesma exigência também impacte na decisão de empresas europeias, como bancos , de fazerem investimentos por aqui.

Um agravante para o Brasil é o fato de que as novas regras não fariam distinção entre áreas desmatadas legal e ilegalmente, o que desconsidera a permissão do nosso Código Florestal para que propriedades rurais produtivas na Amazônia possam desmatar até 20% de sua área total.

As informações são do Um Só Planeta, que dá mais detalhes.

Imagem: depositphotos

Pesquisar