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METODOLOGIA 2022

O Radar Verde indicará, uma vez por ano, as políticas de dois elos-chave da cadeia que ligam o consumidor da carne às fazendas pecuárias: os frigoríficos que abatem o gado e os supermercados que vendem a carne para os consumidores finais.

O Radar Verde visa, com isso, dar visibilidade ao consumidor das empresas compromissadas com a redução do desmatamento na Amazônia Legal, garantindo comparabilidade da eficácia das políticas adotadas pelas empresas que atuam no setor da pecuária. 

O Radar Verde irá considerar a existência de políticas empresariais contra o desmatamento e a eficácia destas políticas, ou seja, o potencial de elas contribuírem efetivamente para a redução do desmatamento, bem como o grau de implementação e possibilidade de verificação destas políticas.

O resultado pode ser acessado por todas as partes interessadas, de consumidores a investidores, podendo efetuar escolhas que valorizem as empresas com melhor desempenho.

O Radar Verde é produzido pelo Instituto O Mundo Que Queremos e o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). 

METODOLOGIA

Frigoríficos e varejistas (supermercados) identificados pela equipe do Radar Verde serão convidados a responderem a um questionário, informando as políticas de combate ao desmatamento da Amazônia Legal adotadas na cadeia de produção e comercialização da carne. As políticas e o seu grau de desempenho serão identificados e classificados, resultando num índice que será amplamente divulgado em mídias tradicionais e sociais.

Como foram identificadas as empresas (frigoríficos e varejistas) da cadeia produtiva da pecuária atuantes na Amazônia Legal

  • Frigoríficos

O Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mapeou 113 grupos ativos de frigoríficos localizados na região. 

No entanto, uma grande parcela dos contatos das empresas mapeadas não é divulgada ou não está atualizada, de modo que do universo de 113 grupos frigoríficos ativos identificados na região da Amazônia Legal, somente parcela deles pôde ser efetivamente contatado para participação no Radar Verde, evidenciando-se vulnerabilidade primária no elo de comunicação na cadeia da carne, já que o acesso ao contato das empresas frigoríficas ao público em geral se revelou precária. 

  • Varejistas

A identificação dos varejistas presentes na região da Amazônia Legal se deu pela expressão comercial que esses estabelecimentos representam. Ademais, de forma a tornar a amostragem representativa, não somente no aspecto comercial, mas ambiental, observando a localização em que essas empresas se posicionam na Amazônia Legal, mesmo não estando presentes na lista dos 50 maiores varejistas do Brasil, serão acrescidas na amostragem aquelas que compõem — em âmbito regional —  as 19 maiores varejistas da Amazônia Legal, totalizando 69 empresas convidadas a participar da pesquisa.

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