Pesquisar
Close this search box.

notícias

Hourglass standing on table with sand trickling, man working with graphs, data, stock footage

Prazo para envio de respostas vai até o dia 1 de agosto

Dados públicos divulgados já estão sendo analisados, mas empresas precisam responder sobre Grau de Controle da Cadeia

As 133 empresas frigoríficas e 69 varejistas localizadas na Amazônia Legal têm até o dia 1 de agosto para responder ao questionário que avalia o Grau de Controle sobre seus fornecedores em relação ao desmatamento. Também deve ser enviado, até essa mesma data, o Termo de Anuência assinado, documento que oficializa o interesse em participar da pesquisa, contribuindo com as informações necessárias para o levantamento. As empresas receberam o questionário convidando-as a participar do segundo ano da pesquisa logo após o lançamento desta edição, no dia 28 de junho.

“O questionário enviado para os frigoríficos trata das políticas que a empresa aplica para verificação de seus fornecedores diretos e indiretos de gado. O questionário enviado para os supermercados trata das políticas que cada empresa usa para verificar se seus fornecedores de carne (frigoríficos) adotam políticas para  verificação das fazendas fornecedoras diretas e indiretas de gado.” A explicação completa está na metodologia 2023, disponível online aqui.

Este ano, o indicador vai avaliar as empresas varejistas de duas formas: pelo Grau de Controle da cadeia e pelo Grau de Transparência Pública. A primeira depende das respostas das empresas, a segunda já está sendo feita com base em dados públicos disponíveis nos sites. As notas serão apresentadas de maneira independente no mesmo relatório. Assim, a nota de Grau de Controle não impactará o resultado obtido no Grau de Transparência, ou vice-versa. 

Já as empresas frigoríficas serão avaliadas por três indicadores: além do Grau de Controle da cadeia e do Grau de Transparência Pública, também será considerado o Grau de Exposição ao Risco de Desmatamento. Trata-se de uma metodologia desenvolvida pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) que, baseada em informações sobre o local onde o gado é adquirido, existência de vias terrestres ou fluviais, distância da fazenda, entre outros, mede o grau de exposição ao desmatamento de cada frigorífico da região. Os resultados completos da pesquisa devem ser divulgados no final do ano.

Se você ou sua empresa têm dúvidas sobre o processo, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Imagem: depositphotos

Pesquisar