Pesquisar
Close this search box.

notícias

WhatsApp-Image-2023-02-17-at-9.00.09-AM

ExpoMeat: Radar Verde mostrará durante evento que é possível produzir mais carne sem desmatar

Fazendeiros com experiências práticas, além de pesquisadores do Imaflora e Imazon participam da feira que acontece de 28 a 30 de março, em São Paulo. Confira a programação completa

É possível atender à demanda crescente por carne bovina sem derrubar mais nenhuma árvore. Esse é o recado que o Radar Verde – indicador que mostra aos consumidores quais frigoríficos e supermercados têm maior controle e transparência sobre a carne que compram e vendem – vai levar para a 4ª edição da ExpoMeat – Feira Internacional para a Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal, evento que reúne os principais atores dessa cadeia produtiva, entre os dias 28 e 30 de março, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

“Nós, do Radar Verde, levaremos informações aos participantes da ExpoMeat sobre como podemos ser a ferramenta para mostrar a transparência no setor”, explica a pesquisadora do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Ritamaura Pereira, que estará presente no estande montado no Anhembi. “Mostraremos que o aumento da produtividade é um caminho possível e que o Brasil sabe como fazer o dever de casa, reduzindo desmatamento e aumentando o valor da produção agrícola ao mesmo tempo. Mas, para isso, é crucial termos transparência nas iniciativas dos elos envolvidos em toda cadeia de produção pecuária”, detalha.

Na programação, especialistas do Imazon e do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), parceiros do Radar Verde, participarão de rodas de conversa, apresentando dados e resultados de campo que mostram que é possível e realista falar em pecuária sustentável. “Frigoríficos e varejistas são elos importantes para dar transparência ao que está sendo feito para tornar isso uma realidade. É importante também que consumidores, setor financeiro e outros envolvidos saibam usar seu poder para pressionar por mudanças em prol do alcance do desmatamento zero na Amazônia Brasileira”, completa Ritamaura.

Entre os destaques da programação, está a presença de dois fazendeiros que vão contar como estão colocando essa teoria em prática em suas propriedades. Um deles é Mauro Lúcio Costa, dono da Fazenda Marupiara, em Paragominas (PA), que consegue produzir seis vezes mais que a média nacional, preservando 80% de sua propriedade. O outro é Luis Laranja, sócio e CEO da Caaporã Agrosilvopastoril, empresa produtora de proteínas animais integradas com sistemas agroflorestais, que falará como a atividade pecuária pode ser sustentável na Amazônia.

O Radar Verde estará todos os dias na ExpoMeat, no estande 112, que fica na rua 100, próximo à praça de alimentação. No dia 30 de março, às 16h, no Auditório Vitorino D’Almas, o pesquisador Paulo Barreto e o pecuarista Mauro Lúcio farão uma palestra sobre como aumentar a produção da pecuária sem desmatar a Amazônia.

Confira a programação completa

28/3 (TERÇA-FEIRA) – RODAS DE CONVERSA NO ESTANDE

16h às 16h30 – Radar Verde: como o indicador demonstra o status de cada empresa  e oferece segurança para o setor – Alexandre Mansur (O Mundo Que Queremos) e Camila Trigueiro (Imazon)

16h30 às 17h – Como a atividade pecuária pode ser sustentável na Amazônia – Luis Laranja (produtor)

17h30 às 18h30 – Rastreabilidade na cadeia de valor da carne bovina: como avançar na transparência na pecuária brasileira? – Rodrigo Cascalles (Imaflora)

29/3 (QUARTA-FEIRA) – RODAS DE CONVERSA NO ESTANDE

16h às 16h30 – De onde vem a carne que você come? Aplicativo Do Pasto ao Prato te ajuda a compreender o trajeto da carne – Tiago dos Reis (Trase e Imaflora)

16h30 às 17h – O papel da pecuária para salvar a Amazônia, com aumento de produtividade – Ritamaura Pereira (Imazon)

17h30 às 18h30 – Programa Boi na Linha: promovendo uma cadeia da carne bovina mais responsável na Amazônia – Lisandro Inakake (Imaflora)

29/3 (QUINTA-FEIRA) – PALESTRA NO AUDITÓRIO

16h às 17h15 – Como aumentar a produção da pecuária sem desmatar a Amazônia/ Como produzir seis vezes mais carne preservando 80% da fazenda – Alexandre Mansur (O Mundo Que Queremos), Paulo Barreto e Ritamaura Pereira (Imazon) e Mauro Lúcio Costa (produtor)

Foto: Fazenda Marupiara

Pesquisar