Pesquisar
Close this search box.

notícias

capa

Radar Verde faz novo levantamento para identificar origem da carne na Amazônia

Pelo segundo ano, indicador vai revelar grau de transparência de frigoríficos e supermercados em todas etapas de sua cadeia de fornecedores 

Nas próximas semanas, empresas frigoríficas e varejistas do Brasil serão convidadas para participar do novo ciclo de pesquisa do Radar Verde, indicador público de transparência e controle da cadeia de produção e comercialização de carne bovina no país, com o objetivo de identificar a origem da carne na Amazônia Legal. O levantamento é realizado anualmente e o segundo ciclo da pesquisa será lançado no dia 28 de junho de 2023, quarta-feira, às 10h, pelo canal do YouTube do Radar Verde.

A Amazônica concentra 43% do rebanho bovino do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e, atualmente, a criação de gado é o principal motor do desmatamento na região. Por isso, novamente em 2023, os 90 frigoríficos com unidades de produção na Amazônia e os 69 maiores varejistas do país, de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), serão convidados a responder um questionário para avaliar o grau de transparência e controle sobre a cadeia produtiva.

Em 2022, o Radar Verde convidou 90 frigoríficos e 69 redes varejistas a comprovar que suas políticas garantem que a carne que compram e vendem não está associada ao desmatamento na Amazônia. Apenas 5% das empresas aceitaram participar e nenhuma autorizou a divulgação de sua classificação final. Para 2023, a Metodologia da pesquisa tem algumas novidades, como a identificação do Grau de Exposição ao Risco de Desmatamento, no caso dos frigoríficos, e do Grau de Controle da Cadeia da Carne, para os varejistas.

A live, na quarta-feira, 28 de junho, contará com a participação dos pesquisadores do Radar Verde, Alexandre Mansur, Camila Trigueiro, Paulo Barreto e Ritaumaria Pereira, que explicarão como os Graus de Exposição ao Risco de Desmatamento e o de Controle da Cadeia da Carne serão identificados. A programação de lançamento terá, ainda, a participação especial do professor e climatologista Carlos Nobre, renomado cientista brasileiro, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), com extensa atuação nacional e internacional nas ciências climáticas e ambientais.

Pesquisar