Pesquisar
Close this search box.

notícias

Business advisor analyzing financial figures denoting the progress in the work of the company

Respostas das empresas começam a ser avaliadas pelo Radar Verde

Após abertura de notas para participantes, resultados devem ser divulgados para os consumidores em novembro

Terminou nesta segunda-feira (1/8) o prazo para as 133 empresas frigoríficas e 69 varejistas localizadas na Amazônia Legal responderem ao questionário que avalia o Grau de Controle sobre seus fornecedores em relação ao desmatamento. Entre os meses de agosto e setembro, a equipe técnica vai avaliar, analisar e organizar os dados das respostas recebidas, conforme previsto na Metodologia 2023. No mês de setembro, as empresas participantes vão receber um feedback com suas notas e, até outubro, devem autorizar a divulgação dos resultados, que se tornarão públicos em novembro.

Este ano, o indicador vai avaliar as empresas varejistas de duas formas: pelo Grau de Controle da cadeia e pelo Grau de Transparência Pública. A primeira depende das respostas das empresas, a segunda já está sendo feita com base em dados públicos disponíveis nos sites. As notas serão apresentadas de maneira independente no mesmo relatório. Assim, a nota de Grau de Controle não impactará o resultado obtido no Grau de Transparência, ou vice-versa. 

Já as empresas frigoríficas serão avaliadas por três indicadores: além do Grau de Controle da Cadeia e do Grau de Transparência Pública, também será considerado o Grau de Exposição ao Risco de Desmatamento. Trata-se de uma metodologia desenvolvida pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) que, baseada em informações sobre o local onde o gado é adquirido, existência de vias terrestres ou fluviais, distância da fazenda, entre outros, mede o grau de exposição ao desmatamento de cada frigorífico da região.

Foto: depositphotos

Pesquisar