Pesquisar
Close this search box.

notícias

Depositphotos_20468215_XL

CNA, IDH e Carrefour lançam ferramenta de rastreabilidade de bezerros

Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros tem abrangência nacional e poderá ser aplicado em fazendas de cria, em todos os biomas brasileiros

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e o Grupo Carrefour Brasil lançaram, no último dia 29 de março, uma ferramenta para apoiar a rastreabilidade da produção pecuária brasileira, desde os bezerros até os consumidores finais, com a promessa de inclusão, transparência e proteção de dados.

O Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros tem abrangência nacional e poderá ser aplicado em fazendas de cria, em todos os biomas brasileiros. O objetivo, segundo a CNA, gestora da ferramenta, é oferecer soluções tecnológicas para acelerar a adoção de modelos mais sustentáveis na cadeia pecuária, garantindo que os consumidores finais conheçam os atributos socioambientais dos produtos originários dos bovinos de corte.

A ferramenta foi desenvolvida a partir da experiência de um programa do Grupo Carrefour e da Fundação Carrefour, com financiamento da IDH, realizado desde 2019, no Mato Grosso. Como resultado, em julho de 2021, foi vendido o primeiro lote de carne 100% livre de desmatamento, rastreada do nascimento do bezerro até a prateleira do supermercado, em uma loja do Grupo Carrefour, em São Paulo. Segundo a empresa, o produto foi disponibilizado a um preço acessível, provando que sustentável não precisa ser mais caro.

A ideia agora é que o protocolo continue sendo testado e ajustado para ganhar escala nos próximos anos. A meta para 2022 é aportar assistência técnica, financeira e ambiental para 557 produtores, totalizando mais de 190 mil cabeças de gado, 210 mil hectares de pastagens e cerca de 188 mil hectares de área conservada nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, em Mato Grosso.

As informações são da IstoÉ Dinheiro, em 29 de março de 2022.

Imagem: Depositphotos

Pesquisar