Escolha o seu Idioma

Pesquisar

RESULTADOS 2025

Frigoríficos

Em 2025, foram mapeados 151 grupos frigoríficos que detinham, até 2024, 194 plantas localizadas na Amazônia Legal. Os dados foram compilados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), com base em informações públicas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e das agências estaduais de defesa agropecuária. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses grupos frigoríficos correspondem a aproximadamente 96% dos abates realizados na Amazônia em 2024.

Em 2025, foi avaliado se a política das empresas não admite o desmatamento ilegal e legal (a partir de 2023).  Assim, a nota final do Radar Verde reflete o  Grau de Compromisso Contra o Desmatamento, considerando dois aspectos:

    • Ambição do compromisso: se a empresa proíbe apenas o desmatamento ilegal (peso menor) ou também o legal a partir de 2023 (peso maior).
  • Controle da Cadeia de Fornecedores (dividido entre fazendas diretas e indiretas): se a empresa possui e demonstra a execução de uma política de compra de gado que seja livre de desmatamento.

Os pontos são distribuídos dentro de cada item avaliado da seguinte forma:

  • Política socioambiental (20% do peso): qualidade da política e cobertura da aplicação, ajustados pelo tipo de ambição do compromisso (fator 1 ou 0,8);
  • Auditorias independentes (80% do peso): resultado e cobertura das auditorias externas, ajustados pelo tipo de ambição do compromisso (fator 1 ou 0,8).

A nota é calculada separadamente para fazendas diretas e indiretas na cadeia de suprimento das plantas de abate e, depois, combinada com peso igual para ambos (50%). Fazendas diretas são aquelas que realizam a última engorda antes do abate e fornecem os animais direto para as plantas frigoríficas. Fazendas indiretas são aquelas onde os animais nascem e crescem antes da fase de engorda. 

O resultado final é uma média obtida entre os resultados apresentados para o compromisso de controle demonstrado sobre os fornecedores. Esta nova abordagem valoriza empresas com compromissos mais robustos e estimula maior transparência e controle em toda a cadeia produtiva. Para mais detalhes sobre como é realizada a composição das notas das empresas, consulte a metodologia Radar Verde de 2025.

A avaliação de 151 empresas frigoríficas na região amazônica em 2025 revelou os seguintes resultados do Grau de Compromisso Contra o Desmatamento:

  • 12% das empresas apresentaram baixo grau de compromisso contra o desmatamento;
  • 88% apresentaram um grau de compromisso muito baixo.

Isso ocorre porque nenhuma empresa apresentou e comprovou controle satisfatório sobre os seus fornecedores indiretos. Embora algumas empresas tenham declarado, em informações públicas, compromissos relacionados aos seus fornecedores indiretos, nenhuma comprovou, por meio de auditorias independentes, a implementação efetiva dessas políticas sobre esse elo da cadeia.

O Radar Verde também revela que algumas empresas demonstraram melhor grau de compromisso contra o desmatamento dos fornecedores diretos (fazendas que vendem o boi gordo):

  • 8% com controle alto (entre 70 e 89 pontos, verde claro);
  • 5% com controle intermediário (entre 50 e 69 pontos, amarelo); 
  • 3% com controle baixo (entre 30 e 49 pontos, laranja); 
  • 84% com controle muito baixo (entre 0 e 29 pontos, vermelho).
Pesquisar