Escolha o seu Idioma

Pesquisar

RESULTADOS 2025

varejistas

Varejistas

A avaliação de 2025 considerou as 100 maiores redes varejistas do país, segundo o ranking de faturamento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Nesta avaliação é analisado o Grau de Controle da Cadeia das empresas, e se seus compromissos são eficazes para a retirada do desmatamento em sua cadeia de fornecimento de gado, considerando:

  • A existência de política (20% do peso)
  • Implementação efetiva da política apresentada (80%)

As políticas são analisadas a partir de documentos e informações públicas, enquanto a implementação depende de relatórios de sustentabilidade assegurados ou auditorias independentes que comprovem controle sobre fazendas diretas e indiretas.

A nota do varejista é calculada separadamente para o nível de controle que ele exige das empresas frigoríficas quanto ao controle das fazendas diretas e indiretas. As fazendas diretas são aquelas que realizam a última engorda antes do abate e fornecem os animais diretamente para as plantas frigoríficas. Já as fazendas indiretas são aquelas onde os animais nascem e crescem antes da fase de engorda.

Neste ano, observou-se um crescimento expressivo no número de empresas com sites ativos — de 46 em 2024 para 76 em 2025 — ampliando significativamente o universo de análise e fortalecendo a base de dados disponível para avaliação. Vinte e quatro empresas (24%) não possuíam site ou estavam com a página em manutenção no período da avaliação (9 de junho a 9 de julho de 2025). 

Apesar dessa ampliação na base de empresas avaliadas, não houve avanço nos resultados: 97% dos varejistas foram classificados com controle muito baixo (0 a 29 pontos, vermelho), percentual acima do registrado em 2024 (95,5%). E nenhuma empresa alcançou os níveis intermediário (50 a 69 pontos, amarelo) ou alto (70 a 89 pontos, verde claro). Já o número de varejistas que realizam auditorias de fazendas fornecedoras diretas e demonstram controle sobre esse elo manteve-se estável, restrito a três empresas: Assaí, Carrefour e GPA.

Pesquisar