Pesquisar
Close this search box.

notícias

pasto

Você sabe de onde vem a carne que você come?

O aplicativo Do Pasto ao Prato permite o rastreamento da carne vendida no supermercado e identifica sua relação com queimadas, desmatamento, trabalho análogo à escravidão e multas sanitárias

São Paulo, 22 de novembro de 2022 – A nova versão do aplicativo Do Pasto ao Prato está disponível gratuitamente, a partir de hoje, para usuários de celulares Android. Do Pasto ao Prato é um aplicativo que permite ao consumidor brasileiro identificar a origem da carne bovina disponível no mercado, contribuindo para escolhas mais conscientes no momento da compra. Basta digitar o código de inspeção sanitária disponível nos produtos de origem bovina e o aplicativo revela a origem da carne e os riscos escondidos na cadeia de abastecimento: pode ser desmatamento, queimadas, trabalho análogo ao escravo e descumprimento das regras sanitárias.

“Estamos felizes por disponibilizar um aplicativo com esses atributos para que a sociedade brasileira consiga fazer melhores opções de compra de carne bovina. Essa é a nossa expectativa”, revela Tiago Reis, líder de engajamento da Trase na América do Sul. Com o aplicativo, também é possível encontrar os melhores produtos de carne bovina localizados mais perto dos consumidores e verificar os locais onde cada um deles adquiriu as carnes com melhores políticas de compras, pelo histórico.

Cada produto pode ser identificado em um sistema de emojis que vão de muito bom a muito ruim e refletem a exposição do frigorífico aos riscos socioambientais indicados abaixo. No aplicativo, o indicador de desempenho sanitário e de bem-estar animal mostra o nível de transparência no processo de inspeção sanitária, e o número de multas pagas (entre 2016 e 2021), em razão do descumprimento de normas sanitárias e de bem-estar animal. Já com relação ao trabalho análogo à escravidão, o aplicativo analisa o número de fazendas que são parte da cadeia de fornecimento dos frigoríficos entre 2016 e 2019 que aparecem na “lista suja” de empregadores.

A classificação em emojis relacionados ao desmatamento baseia-se no desmatamento na zona de compra do frigorífico e nos compromissos que eles implementam ou não para excluir compras de áreas desmatadas. A classificação de queimadas está baseada no número de focos de queimadas encontrados sobrepondo as áreas de pastagem à zona de compra do frigorífico.

As informações reveladas pelo aplicativo são referentes a dados independentes e baseados na ciência sobre a origem e o impacto dos produtos de carne bovina de 3.388 frigoríficos ativos em todo o Brasil. Vale lembrar que a pecuária é responsável por mais de 80% do desmatamento no país e o setor ainda aparece como um dos líderes na ocorrência de trabalho análogo à escravidão.

Do Pasto ao Prato é uma iniciativa da Trase, UCLouvain e Repórter Brasil e conta com os parceiros Imaflora, Greenpeace, Imazon, O Mundo que Queremos, Radar Verde, Instituto Akatu, Amigos da Terra, e Mighty Earth.


Para mais informações acesse: https://dopastoaoprato.com.br/

Pesquisar